quarta-feira, 27 de junho de 2012















CURRICULO

É uma proposta de trabalho com uma visão ampla e  integradora entre o educando e o conhecimento visando uma estrutura organizada, sistematizada socialmente, englobando estudos sistematizados sobre conceber, gerir e avaliar os processos de ensino de aprendizagem. São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria (Ragan). São todas as atividades através das quais o aluno aprende (Hounston).
Em sentido restrito currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino. Plano de estudos é a lista de matérias que devem ser ensinadas em cada grau ou ano escolar, com indicação do tempo de cada uma, expressa geralmente em horas e semanas. Programa de ensino é a "relação dos conteúdos correspondentes a cada matéria do plano de estudos, em geral, e em cada ano ou grau, com indicação dos objetivos, dos rendimentos desejados e das atividades sugeridas ao professor para melhor desenvolvimento do programa e outras instruções metodológicas" (OEA-UNESCO). De forma ampla ou restrita, o currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola. A primeira função do currículo, sua razão de ser, é a de explicitar o projeto - as intenções e o plano de ação - que preside as atividades educativas escolares. Enquanto projeto, o currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor. Por esta função, não pode limitar-se a enunciar uma série de intenções, princípios e orientações gerais que, por excessivamente distantes da realidade das salas de aula, sejam de escassa ou nula ajuda para os professores.
O currículo deve levar em conta as condições reais nas quais o projeto vai ser realizado, situando-se justamente entre as intenções, princípios e orientações gerais e a prática pedagógica. O currículo é um projeto. Não se trata de algo pronto e acabado, mas de algo a ser construído permanentemente no dia-a-dia da escola, com a participação ativa de todos os interessados na atividade educacional, particularmente daqueles que atuam diretamente no estabelecimento escolar, como educadores e educandos, mas também dos membros da comunidade em que se situa a escola. O currículo não substitui o professor, mas é um instrumento a seu serviço cabe ao professor orientar e dirigir o processo de ensino-aprendizagem, inclusive modificando o próprio currículo de acordo com as aptidões, os interesses e as características culturais dos educando.

Integração da Tecnologia ao Currículo
Considera-se então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da comunidade escolar resumindo a definição de currículo como um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação. Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem ideias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos.
A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que suprem as necessidades educacionais de uma instituição de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.



Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Novas tecnologias surgem a todo o momento e nos deixam com a sensação de que estamos sempre a recomeçar. Rever nossos conceitos e práticas significa recontextualizar o que construímos em outras situações, isto é, resignificar o que já possuía algum significado anteriormente construído ou tomar consciência de hábitos automatizados sobre os quais deixamos de refletir. Afinal, somo seres inconclusos e em constante processo de aprendizagem.

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