LIVRO : Ser Professor é Cuidar que o Aluno Aprenda -
Ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. Partir do aluno, da linguagem dele, e cuidar dele, não dar aulas. O professor gosta de dar aula, e os dados sugerem que quanto mais aulas, menos o aluno aprende. O professor não acredita nisso, acha que isso é um grande disparate. Mas é verdade. É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva - aprenda. Aí entra a questão da linguagem de mídia: a língua hoje não é dos gramáticos, é de quem usa a internet. Então a língua vai andar mais, vai ter que se contorcer, vai ser mais maleável.
sábado, 16 de junho de 2012
Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%203/nota10.pdf
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%203/nota10.pdf
O uso de tecnologias na escola pública brasileira iniciou-se timidamente, com projetos pilotos em escolas no final de 1980.
A aprendizagem não se restringe à acumulação de conteúdos ou a doses de informações isoladas. Ela é, efetivamente, um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa, que, por sua vez, está inserida em um contexto sócio-histórico. Logo, a aprendizagem ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando distintas linguagens de expressão.
Ministro da Educação propõe índice de avaliação latino-americano Aloizio Mercadante está em reunião na Argentina. Proposta teve apoio dos demais ministros dos países do Mercosul.
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/06/ministro-da-educacao-propoe-indice-de-avaliacao-latino-americano.html
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