sábado, 16 de junho de 2012

LIVRO : Ser Professor é Cuidar que o Aluno Aprenda - 

Ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda. Partir do aluno, da linguagem dele, e cuidar dele, não dar aulas. O professor gosta de dar aula, e os dados sugerem que quanto mais aulas, menos o aluno aprende. O professor não acredita nisso, acha que isso é um grande disparate. Mas é verdade. É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva - aprenda. Aí entra a questão da linguagem de mídia: a língua hoje não é dos gramáticos, é de quem usa a internet. Então a língua vai andar mais, vai ter que se contorcer, vai ser mais maleável.






Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI


http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%203/nota10.pdf

O uso de tecnologias na escola pública brasileira iniciou-se timidamente, com projetos pilotos em escolas no final de 1980.

A aprendizagem não se restringe à acumulação de conteúdos ou a doses de informações isoladas. Ela é, efetivamente, um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa, que, por sua vez, está inserida em um contexto sócio-histórico. Logo, a aprendizagem ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando distintas linguagens de expressão.








43 municípios não cumpriram regra de investimento mínimo em educação

Levantamento preliminar foi feito pelo FNDE com dados de 2011. Governo ainda precisa receber dados de 1.168 municípios e 15 estados.


Ministro da Educação propõe índice de avaliação latino-americano Aloizio Mercadante está em reunião na Argentina. Proposta teve apoio dos demais ministros dos países do Mercosul.

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/06/ministro-da-educacao-propoe-indice-de-avaliacao-latino-americano.html